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Planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais

Publicado originalmente no Portal SEBRAE

O planejamento estratégico de campanhas de marketing online é importante para utilizar efetivamente os recursos oferecidos por diferentes plataformas digitais. Para isso, comece pensando nos seguintes assuntos:

  • Avaliação dos recursos: analisar qual é o orçamento disponível para ações de marketing nas mídias sociais.
  • Definição de funções: gerenciamento das redes sociais por quem tem familiaridade com a plataforma escolhida.
  • Identificação do público-alvo: conhecer o perfil dos usuários para maior proximidade entre a marca e o consumidor.
  • Definição da linha de comunicação: estabelecer a abordagem que será adotada (formal ou informal) para a produção do conteúdo.
  • Periodicidade das postagens: manter frequência fixa de atualização e respostas aos clientes.
  • Monitoramento: acompanhar o fluxo de acesso nas postagens e promoções para a efetividade da campanha de marketing digital.

Ações promocionais

Seja com brindes, descontos ou concursos, a principal ideia é atrair o consumidor para a campanha, levando até ele o produto ou o serviço que deverá ser vendido.

Confira a seguir algumas dicas para ações promocionais:

  • Oferta: você pode associá-la diretamente ao produto ou relacioná-la a alguma outra ação atraente para o público-alvo.
  • Participação do cliente: ações bem-sucedidas, em geral, fazem com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento, como sorteios, concursos ou competições.
  • Rede de relacionamentos: é desejável que a ação envolva a rede de relacionamentos do consumidor.

Plataformas promocionais

  • Facebook: criação de página da marca. Há inúmeras possibilidades de ações nessa rede social. Por exemplo, divulgação de coleções, promoções para quem fizer check-in na loja física da marca ou códigos de descontos para compras online.
  • Instagram: incentivo aos consumidores para tirarem foto com a hashtag (#) da empresa ou a repostagem de conteúdos que despertam desejo de compra.
  • Twitter promo: permite lançar ações promocionais no Twitter, utilizando a capacidade viral da rede.
  • E-mail: com o cadastro e a fidelização dos clientes, é possível informá-los por e-mail de coquetéis para inauguração de uma coleção nova, ofertas exclusivas e queima de estoques.

Fique atento à legislação atual e ao Código de Defesa do Consumidor, preservando os direitos do seu cliente. Por exemplo: para a realização de sorteios ou distribuição de brindes e prêmios por meio das redes sociais, é necessário que o empresário seja previamente autorizado pela Caixa Econômica Federal. Isso pode ser feito por meio de ofício ou carta.

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